mundo

mundo
Vamos cuidar do nosso meio ambiente!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Incineração:

Consiste na queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores".
É um método de alto custo devido a utilização de equipamentos especiais. Neste método existe uma grande redução do volume do lixo, cerca de 3% do volume original.
No mundo o primeiro incinerador foi instalado na cidade de Nohinglam, Inglaterra, projetado e construído pôr Alfred Figer, em 1874.
No Brasil foi instalado em Manaus, em 1896 pelos ingleses. Em 1958 foi desativado pôr não mais atender as necessidades locais e pôr problemas de manutenção.
Atualmente existem modernos incineradores, inclusive no Brasil, entretanto, ainda existem muitos inconvenientes envolvendo seu uso. O problema mais grave deste método é o da poluição do ar pelos gases da combustão e pôr partículas não retidas nos filtros e precipitadores. Problemas estes muitas vezes ocasionados pela deficiência de mão-de-obra especializada.
Os gases remanescentes da incineração do lixo são: anidrido carbônico (CO2); anidrido sulfuroso (SO2); nitrogênio (N2); oxigênio (O2); água (H2O) e cinzas.
A eliminação de resíduos pelo uso do fogo é uma prática bastante antiga. Mesmo hoje, a queima do lixo a céu aberto ainda é praticada nas áreas rurais (queimadas) e em algumas cidades pequenas. A queima de lixo a céu aberto acaba contribuindo para o aumento da poluição do ar.
A incineração controlada é uma parte importante do sistema de limpeza urbana na maioria dos países. Consiste na queima de materiais em temperaturas elevadas (acima de 900 oC). Utilizando uma quantidade apropriada de oxigênio consegue-se uma boa combustão do lixo. Os compostos orgânicos presentes em papéis, madeira e materiais plásticos, são transformados em dióxido de carbono, vapor d´água e cinzas. Deve-se evitar que o lixo a ser incinerado contenha resíduos úmidos ou molhados (como casca de legumes e frutas). A presença destes resíduos provoca uma diminuição na temperatura do forno e perda de eficiência da queima.


O processo reduz o volume do material em mais de 70%, diminuindo a necessidade de espaço para aterros. A incineração é recomendada na eliminação de lixos perigosos como resíduos hospitalares e tóxicos, por exemplo. Em geral, a queima do lixo é realizada em usinas de incineração. Algumas usinas deste tipo são capazes de gerar eletricidade; outras são utilizadas no aquecimento de água em países que apresentam invernos rigorosos.
A incineração do lixo urbano é utilizada em muitos países desenvolvidos. A tabela mostra a porcentagem de lixo que é destinado à incineração em alguns destes países (dados de 1994). Os dois países onde são incineradas as maiores porcentagens de lixo são a Suíça (88%) e o Japão (72%). Nestes países, o calor liberado pela incineração do lixo é aproveitado na obtenção de energia elétrica, além de água aquecida.



Um comentário:

  1. Acho muito interessante o assunto. Conheci esta semana um incinerador com uma tecnologia chamada HADES, onde o custo de operação é praticamente zero e autosustentavel, com eliminação de gases em 70% abaixo da determinação do CONAMA. Esta máquina gasta apenas R$ 10,00 por dia de combustivel e processa 16 toneladas de lixo HOSPITALAR- QUÍMICO-INDUSTRIAL, independendo o teor de umidade. Seu criador chama-se Prof. Manuel Julimar, seu email: julimar@sjdrastreabilidade.com.br, este equipamento opera em uma empresa em Brasília, liberando como resíduo final cinzas estéreis,atóxicas e inertes. Seria bem interessante fazer contato.
    Mauricio Lellis

    ResponderExcluir